Museu do Ipiranga – São Paulo / SP Brasil

Museu Paulista da Universidade de São Paulo

USP – São Paulo / Brasil

Museu do Ipiranga

Todas as informações sobre a Independência do Brasil, que constam nos livros de história, podem ser checadas ”ao vivo” no bairro do Ipiranga, em São Paulo.Ali está o Parque da Independência, que reúne a Casa do Grito, a Capela Imperial Leopoldina, o riacho em que D. Pedro I declarou a Independência brasileira em 1822, o Museu do Ipiranga, no qual estão mais de 125 mil objetos e documentos que dão detalhes de como tudo ocorreu.

De acordo com a diretoria do Museu Paulista, apenas 25% de todo o acervo esta em exposição, porém o Museu sempre está recebendo doações de documentos, fazendo com que a coleção sempre aumente.

Dividido em 3 ambientes, no Salão Nobre, o conjunto de elementos voltados à memória da Independência, no térreo estão duas galerias em que estão expostas as peças que contam a história de São Paulo.

No andar superior foi colocada boa parte do acervo que remonta à formação da sociedade brasileira nos séculos XIX e XX ( 19/20). O acervo do Museu Paulista é eclético e agrada a públicos diversificados.

O Parque da Independência mantém acesa memória histórica do País, ele conta toda a história do Brasil, o Museu do Ipiranga está para o Brasil assim como o Arco do Triunfo está para a França, por exemplo. É uma referência em estética, arte, cultura, arquitetura, paisagismo…

Monumento à Independência ( Ettore Ximenez ) / foto: André Bonacin

Projetado pelo italiano ETTORE XIMENES o Monumento à Independência foi inaugurado em 7 de setembro de 1922 como parte das comemorações do centenário da emancipação política brasileira (embora nesta data ainda não estivesse concluído).

Ficou pronto quatro anos mais tarde, com a inclusão de alguns painéis de episódios vinculados ao processo de independência, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Inconfidência Mineira de 1789; e dos principais articuladores do movimento, como José Bonifácio de Andrada e Silva e Hipólito da Costa.

Em 1952, foi acesa a pira do Altar da Pátria e construída no interior do monumento a Capela Imperial, que contém os despojos da Imperatriz Leopoldina e de D. Pedro I.

Museu do Ipiranga / SP – Brasil – foto por: Erasmo Altimeri

Riacho do Ipiranga

Riacho do Ipiranga – Museu do Ipiranga / foto: André Bonacin

As margens deste riacho D. Pedro I declarou a independência brasileira em 1822.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.


Fatal error: Cannot redeclare get_leaf_dirs() (previously declared in /home/turismo/public_html/wp-content/themes/StunningPress/footer.php:34) in /home/turismo/public_html/wp-content/themes/StunningPress/footer.php on line 38