Ibaiti – Estado do Paraná / Brasil

Cidade de Ibaiti – A Rainha das Colinas

Vista Parcial / Ibaiti – PR – Brasil /foto por: cleverson_ibt

Nos meados de 1916, chegavam em Ibaiti as primeiras pessoas, eram imigrantes da Italia, Japão, Alemanha entre outros paises e familias inteiras dos demais estados brasileiros, em busca de uma atividade diferenciada do corte de madeira e a lavoura de café, tão comuns na epoca.

Nesse periodo Ibaiti não passava de um pequenino povoado pertencente ao municipio de Tomazina. mesmo estando localizada na região que se denominava Patrimonio do Café, o que atraiu pessoas de diversas localidades foi a extração de carvão mineral, produto em grande quantidade no sulo de Ibaiti. Porém a exploração nao se firmou mesmo sendo uma atividade comercial muito boa, mas serviu assim para desbravar estradas, fazer o comercio aparecer e tornar o povoado conhecido, o qual nesse tempo passou a se chamar Barra Bonita.

Igreja Matriz de Ibaiti / PR – Brasil

Foi nesse periodo tambem que iniciou-se tambem a construção da Estação Ferroviaria Arthur Bernardes. Por consequencia de no Estado de São Paulo haver uma cidade denominada Barra Bonita, passou -se então a denominar-se pelo nome que a tem ate os nossos dias, Ibaiti, isso no dia 11 de outubro 1947 sob a lei Estadual numero 2.

O significado da palavra Ibaiti quer dizer ” àgua da pedra “. Sendo que o ato solene veio a se realizar no dia 09 de novembro de 1947, esta data sendo o dia do aniversario de Ibaiti desde então.É conhecida também carinhosamente como ” Rainha das Colinas ” devido sua localização.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus da cidade de Ibaiti foi fundada em 08 de Dezembro de 1943 tendo como primeiro pároco o Padre Alceu Batassi. Seu segundo Pároco foi o Pe. Vicenzo Passari e como terceiro pároco tivemos o Pe. Estevão Szu’c.

Padre Estevão levantou a Matriz que não pode concluir.


As Obras foram concluídas parte a parte pelos Padres que sucederem no paroquiato: Padre Cláudio Bocasso, e os Padres Lazaristas: Pe. Tadeu Kolodziejczyk, Pe. Orestes Grein, Pe. Jorge Badocha, Pe. Francisco Maszner, Pe. Brosnilau Bauer. Estes ergueram a casa paroquial.



Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus – Ibaiti -PR

foto por: Vagner Humberto Andr…

Padre Adalberto Jachimczak e o coadjuvante de Padre Premislau Kwas, concluíram as obras da matriz. Padre Felix Stefanowzski tendo por coadjutor Padre Geraldo Konradzski levantou o salão paroquial e reformou a sede dos Congregados. A Paróquia de Ibaiti antes de ser fundada era assistida pelos Padres Capuchinhos de Tomazina.

fonte: portal da Diocese de Jacarezinho Pr

Pista da Saúde

Ibaiti – PR – Brasil

foto por: cleverson.m

Ibaiti é um município brasileiro do estado do Paraná, localizado na região conhecida como Norte Pioneiro Paranaense ou Norte Velhotendo sua população estimada em 27,000 habitantes. Ibaiti é uma cidade acolhedora cheia de encantos, de um povo recepitivo e hospitaleiro, acarretando -se assim a tranquilidade ao local. Ibaiti é uma cidade bem organizada, com um comercio bem amplo. Possui uma área é de 896,846 km². Localiza-se a uma latitude 23°50’56″ sul e a uma longitude 50°11’16″ oeste, estando a uma altitude de 850, sendo assim uma cidade de clima ameno.

Ibaiti dispõe de vários pontos turísticos, dentre eles se os que se destacam são:

Parque Municipal da Mina Velha, uma queda d’água de 50 m;Cachoeira do Aristeu, uma queda d’água de 70 m; Cachoeira do Dodo, uma queda d’água de  40m;Arco da Gruta, que era povoado por tribos indígenas.

Cachoeira Mina Velha

Ibaiti – PR – Brasil

foto por: Renato Cardin

Parque da Mina Velha

Um lindo parque urbano em Ibaiti, com vasto patrimonio natural, hitorico, cultural. Compoe-se de uma velha mina de carvão mineral, com uma maravilhosa cachoeira que pode ser observada por de baixo de sua cortina dàgua.

Arco da Gruta: O Arco da Gruta em Ibaiti nos faz lembrar um arqueduto romano, resultado do trabalho dos agentes naturais da natureza. Composto de arenito guarnece a entrada de uma caverna que vale a pena conferir pois essa dispoe de um rio subterraneo. O melhor e que o acesso e muito facil, apenas 300m da cidade. Tel: (43) 3723 – 15 16 (IAP)

Pesqueiro Pacas

Ibaiti – PR – Brasil

foto por:

Marcelo e Fla

Mina Velha / Ibaiti – PR – Brasil

foto por:  cleverson.m.

Mina Velha é uma Unidade de Conservação, fruto de preservação permanente a nível estadual, um parque urbano criado em torno da Mina Velha. Composto por um vale bastante amplo coberto de vegetação nativa e conservada, e pelo Salto da Mina, uma queda d’água no Ribeirão Barra Bonita com cerca de 40 metros de altura, que surge abruptamente por cima da Mina Velha, formando um poço com aproximadamente 7 metros de profundidade.

Há tambem a Cachoeira do Sol Nascer, com aproximadamente 15 metros de altura, deslizando suavemente pela rocha, o nome origina-se devido ao fato de ser o primeiro local, desde sua nacente, onde o Ribeirão passa a receber  luz do sol nascente todos os dias

O Ribeirão Barra Bonita, ribeiro de água natural tendo um leito bastante estreito e muitas pedras expostas, é o ponto que divide o vale onde está localizado o Parque.

A Mina Velha,é uma antiga mina de exploração de carvão mineral, no qual se deu  assim o povoado que  veio futuramente a ser a cidade  de Ibaiti.

Há galerias abertas à visitação, réplicas de vagonetas no interior dessas galerias, um mirante no interior da Mina de onde pode ser vista da cortina d’água, e ainda a antiga chaminé, esta por sua vez teve seu topo  transformado em um mirante.

Onde se Hospedar em Ibaiti, Paraná, Brasil

Hotel Colinas – Teófilo Marques n 21  / Fone: (43)  3546 – 1590

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.


Fatal error: Cannot redeclare get_leaf_dirs() (previously declared in /home/turismo/public_html/wp-content/themes/StunningPress/footer.php:34) in /home/turismo/public_html/wp-content/themes/StunningPress/footer.php on line 38