Quirinopolis / Goias – Brasil

Quirinopolis

Quirinopolis / A Historia

A história de Quirinópolis data de meados do século XIX, quando esta parte do sudoeste goiano era completamente desabitado. A entrada dos primeiros desbravadores ocorreu em 1832, quando João Crisóstomo de Oliveira partiu com sua família e grande número de escravos de Ouro Preto (MG), passando pelo porto de Santa Rita do Paranaíba (Itumbiara, hoje), adentrando os sertões de Goiás, atingindo os limites de Ribeirão Fortaleza, entre o Córrego Água Limpa e o Rio São Francisco, tomando posse de vasta extensão de terras, onde fixou residência, construindo grande fazenda.

De temperamento prepotente, não admitia a entrada de outros na região, tendo poucos anos depois de sua chegada expulsado Padre Antonio Dias e sua caravana.Outro também que pretendeu fixar residência na região foi o Paulista Gustavo Lemes e sua família.

Galeria de Fotos e Dados Sobre a Cidade de Quirinopolis

Esta logo se desentendeu com João Crisótomo que mantinha sua atitude (Talvez em conseqüência disso, Custódio Lemes tenha sido assassinado).Em 1843. José Vicente de Lima e José Ferreira de Jesus e sua mulher Maria Jacinta Oliveira doaram uma faixa de terra á Igreja Católica, originando o povoado de Abadia do Paranaíba, recebendo posteriormente o nome de Nossa Senhora D’Abadia.

Em 1879, através da Lei 603, de 29 de Julho daquele ano, foi elevada á categoria de Freguesia, como o nome de Nossa Senhora D’Abadia ou Capelinha. A primeira Capela construída, aos poucos foi abandonada por localizar-se em área de baixada. Em 1910, foi demolida por José Quirino Cardoso (Daí Quirinópolis), que construiu a atual Velha Matriz, mais uma vez com o auxílio do povoado.

Cidade de Quirinopolis – Goias / Brasil – foto por: lpnonato

A freguesia de Nossa Senhora tornou-se distrito de Rio Verde pela Lei Municipal de 10 de Julho de 1894, e pelo Decreto Lei Estadual nº 17, de 24 de Fevereiro de 1931, recebendo o nome de Quirinópolis, em Homenagem a José Quirino.

Finalmente pelo Decreto Lei nº 8.305, de 31 de Dezembro de 1943, foi elevada à categoria de cidade, desmembrando-se do Município de Rio Verde (1 hora de Q.), cuja Comarca passou a constituir Termo, cuja emancipação, ocorreu no dia 22 de Janeiro de 1944.

O fato da região não registrar ocorrências minerais importantes, fez com que os desbravadores se motivassem pelas terras férteis, notadamente as que se localizam na bacia do Rio Paranaíba, divisa com o Estado de Minas Gerais.

As condições favoráveis viabilizaram a exploração agropastoril, que se constituiu com base para a implantação do município no decorrer do tempo. A história conta que até 1966 (Inauguração da Hidrelétrica de Cachoeira Dourada – 1 hora de Q.) o desenvolvimento do município foi incipiente, sendo que a partir dessa época registrou importante mudanças no perfil sócio econômico, decorrente da expansão da Pecuária e da Agricultura, que refletiram positivamente, no crescimento das atividades do setor terciário.

No final de 1970 e no decorrer do Decênio de 1980, o município registrou expressiva taxa de crescimento, populacional, revelando notável expansão das atividades econômicas e melhoria de sua infra estrutura econômica e social na zona Urbana.

Quirinopolis – Goias / Brasil - foto por: Prefeitura de Quirinopolis

 O Turismo em Quirinopolis

Atrações Turísticas na Cidade

Lago Sol Poente
Teatro Municipal
Eldorado Tênis Clube
Lago Azul
AFA
AABB
Igrejas
Bosque Municipal

Atrações Turísticas no Município

Cachoeira da Fortaleza
Cachoeira do Rio Preto I
Cachoeira do Rio Preto II
Cachoeira Rio das Pedras
Cachoeira Rio Preto “cachoeirão”
Cachoeira do Jacaré I
Cachoeira do Jacaré II
Lago Dourado
Cachoeira da Usina do São Francisco
Cachoeira do São Francisco (Oscarino)
Cachoeira do São Francisco
Cachoeira do Salgado
Cachoeira Córrego Água Limpa

Fonte de Dados  http://www.quirinopolis.go.gov.br/prefeitura/index.php

Prefeitura Municipal da Cidade de Quirinopolis / Goias – Brasil

Post dedicado ao caro amigo, Flavio da cidade de Mount Vernon – EUA

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.


Fatal error: Cannot redeclare get_leaf_dirs() (previously declared in /home/turismo/public_html/wp-content/themes/StunningPress/footer.php:34) in /home/turismo/public_html/wp-content/themes/StunningPress/footer.php on line 38