Centro Pompidou – París / França

Centro Pompidou

Este enorme museu e centro de exposições, projetado pelo italiano porém naturalizado britânico, Richard Rogers e pelo italiano Renzo Piano, terminado em 1977, é um dos edifícios modernos que mais controvérsias desatou.

Não dispõe de uma fachada formal e esta construído a base de gigantescas vigas de aço, pintadas com cores primárias brilhantes, que podem facilmente serem observadas através das paredes de vidro, o que ocorre também aos elevadores exteriores e as galerias de comunicação.

A estrutura consta de cinco plantas, com cerca de 110 metros de comprimento e 48 de largura, e uma superfície de 113.500 metros quadrados. Em seu interior há um museu de arte moderna com 37.500 metros quadrados de exposição, institutos de investigação para criação indútrial, a música e a acústica, biblioteca, teatros, entre outros relacionados a cultura.

foto - aguiarcuervo77

Recentemente o Centro Georges Pompidou (Centre national d’art et de culture Georges-Pompidou), passou a abrigar o Atelier Brancusi que abriga esculturas do artista romeno Constantin Brancusi em um ambiente de encher os olhos, que recria as condições de trabalho e a luminosidade do estúdio de criação do artista.

Embora tenha sido bastante criticado, alguns teóricos afirmam que o Centro (tanto pela sua arquitetura, quanto pela sua proposta, é um dos marcos do início da pós modernidade nas artes.

Sua implantação configura a existência de um espaço público (a praça do Centro) para o qual as suas atividades internas se estendem.

Esse magnífico museu é sem dúvida um dos principais exemplos da arquitetura high-tech, que explodiu nos anos 70 e queaté nossos dias ainda vem sendo explorada e na qual baseia sua inspira na arquitetura industrial e em novas tecnologias.

Essa tipo de arquitetura, high tech, pode ser defenida em aquela que utiliza a modernidade como fonte de inspiração diferente ao passado.

No Centro Pompidou, isto pode ser visto claramente nas grandes tubulações aparentes, condutores de ar condicionado,  nas escadas rolante ao lado de fora e principalmente no sistema estrutural todo em aço à semelhança dos sistemas industriais.

Sem dúvida é um ótimo local para aprender, com diversão, esse fantático mundo chamado Arte. Sendo um dos mais visitados da cidade de Paris, o Centro Pompidou, além de tudo isso ainda dispõe de, acesso gratuito à internet, jornais e revistas de todas as partes do mundo e televisões com canais internacionais.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.


Fatal error: Cannot redeclare get_leaf_dirs() (previously declared in /home/turismo/public_html/wp-content/themes/StunningPress/footer.php:34) in /home/turismo/public_html/wp-content/themes/StunningPress/footer.php on line 38